NOME: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Vitória - ES.
SEGMENTO: Institucional / Corporativo / Sustentabilidade.
LOCAL: Vitória / ES.
DATA: Projeto 2010-2012 - Obra concluída em 2019.
ÁREA: 18.760 m2.
STATUS: Obra concluída.
DESCRIÇÃO:
O edifício foi projetado como sede da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Vitória, abrigando também a Alfândega e a Procuradoria da Fazenda Nacional. Possui área total de 18.776,60 m2.
O partido arquitetônico está segmentado em dois blocos. O primeiro sedia atividades de atendimento ao público e expediente interno, composto de 2 pavimentos de embasamento e 10 pavimentos tipo. O segundo bloco destina-se ao estacionamento de veículos.
A implantação do edifício, com maior afastamento na face paralela à avenida beira-mar, configura uma praça de acesso de pedestres. Assim, a visualização do edifício foi favorecida, assim como a vista de seus ocupantes para baía, de um lado, e da cidade do outro.
As modificações no sistema viário mitigaram o impacto de geração de trânsito, o fluxo de pedestres foi melhorado com amplos passeios e a utilização de bicicletas estimulada com bicicletários.
O edifício localiza-se próximo ao Centro, valorizando o entorno, integrando o conjunto de outros órgãos públicos que estão implantados na região. O fluxo de funcionários e cidadãos buscando atendimento junto à Receita estimulará os serviços conexos no entorno.
Projeto em parceria da AMR Arquitetura e Grifo Arquitetura.
Fotos: Camila Santos.
Back to Top