NOME: Escola de Música - Alegro.
SEGMENTO: Institucional.
LOCAL: Antonina / PR.
DATA: 2017.
ÁREA: 1.855 m2
STATUS: Estudo conceitual.
DESCRIÇÃO:
Este projeto busca materializar os conceitos da Alegro num espaço de aprendizado e convivência entre alunos, professores e comunidade. Baseado nas visões de foco na excelência, abordagem de longo prazo, construção de parcerias e independência que a Alegro e suas instituições parceiras utilizam nas atividades diárias, criamos espaços inspiradores para o ensino e atividade musical.

A Alegro é uma organização que proporciona educação em música erudita a crianças em situação de risco no estado do Paraná.  Atualmente, apoia os projetos Gato na Tuba (em Piraquara), Dorcas (Almirante Tamandaré) e Filarmônica Antoninense (Antonina). Nestes projetos, mais de 400 alunos têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar na música um suporte para os desafios do cotidiano e um caminho para o futuro.
Conheça mais e apoie a Alegro, visitando www.alegromusic.org.

O projeto para a sede de Antonina foi concebido para um terreno de esquina, o que conferia um certo protagonismo para a proposta arquitetônica. A partir da leitura do programa e a setorização necessária para o bom funcionamento da escola, os espaços foram distribuídos em dois volumes distintos, de forma a possibilitar o uso independente do setor educacional e do teatro/sala de ensaio que seria aberto ao público. O setor educacional abrigará as salas de ensaio, salas de aula, áreas de apoio e alojamento para visitantes, além de áreas administrativas.
A proposta buscou uma integração com o entorno urbano, abrindo o edifício no pavimento térreo onde foram previstos um pequeno café e áreas de estar. A sala de ensaio também se abre para a área urbana possibilitando a realização de apresentações voltadas para via pública.
Projeto desenvolvido em parceria com Grifo Arquitetura.
Imagens: AMR Arquitetura e Grifo Arquitetura.
Back to Top